O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?

Autores

  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá CEFD / UFES
  • Daniela Lima Bonfat Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Erineusa Maria da Silva Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • José Francisco Chicon Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Zenólia Christina Campos de Figueiredo Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0004

Resumo

O processo de inclusão das pessoas com deficiência em contextos escolares, em que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais brasileiras, ainda se apresenta como um grande desafio à materialização de um projeto educacional justo, plural e igualitário a todos os cidadãos. Nessa direção, este estudo realizou uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de analisar o entendimento de egressos do curso de Licenciatura em Educação Física acerca do processo de formação inicial vivido e suas possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam a importância de que os processos de formação inicial de professores fortaleçam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, alicerçados à perspectiva crítico-reflexiva, como forma de potencializar a práxis pedagógica de base inclusiva.

 

Palavras-chave: Formação inicial. Educação Física. Currículo. Inclusão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, CEFD / UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Especialização em Educação Fisica escolar (1996), Mestrado em Educação/Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e Doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - Campus sorocaba em 2015. É professora Adjunta IV do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica. Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (2010 - 2014). Coordenou do GTT Inclusão e Diferença/CBCE (biênio 2009-2011). Coordena o laboratório de Educação Física Adaptada da Ufes (LAEFA-CEFD-UFES) desde 2009.Tem experiência no campo da Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, Formação de professores, Educação Física adaptada, inclusão e TGD.

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

SÁ, M. das G. C. S. de; BONFAT, D. L.; SILVA, E. M. da; CHICON, J. F.; FIGUEIREDO, Z. C. C. de. O processo de formação inicial em Educação Física na perspectiva inclusiva: o que nos dizem os egressos?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 356–372, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8792. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Física escolar no contexto da inclusão e diferença