Política de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículo

Autores

  • Leonardo Meirelles Cerqueira Faculdade de Belford Roxo (FABEL). Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).
  • Wânia Gonzalez Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestrado em Educação e Cultura em Periferias Urbanas (UERJ/FEBF).
  • Elisangela da Silva Bernado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0009

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o sistema de avaliação do estado do Rio de Janeiro a partir da década de 1990. A apresentação foi organizada por meio do referencial teórico que se ampara em Brooke; Soares (2008); Coelho (2008); Sordi; Ludke (2009); Bonamino; Sousa (2012), além dos documentos oficiais que definem o sistema de avaliação; a discussão foi construída a partir da fala de dois gestores (um diretor e uma diretora) e um professor atuantes nas escolas observadas. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental.  Compreendem a pesquisa documental o “SAERJ” e o “Saerjinho”, o Currículo Mínimo, o Sistema on-line chamado Conexão, o “IDERJ” a partir dos quais foi possível identificar uma política fortemente marcada por responsabilizar os professores e diretores pelos resultados alcançados. Os resultados apontam que, em ambas as escolas, há um treinamento para a realização das avaliações externas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Conclui-se que o atendimento às demandas particulares de cada escola pode ser prejudicado pela atenção destinada ao cumprimento das exigências gerais impostas pelo sistema de avaliação externo às escolas.

 

Palavras-chave: Sistema de avaliação. Gestão escolar. Currículo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Meirelles Cerqueira, Faculdade de Belford Roxo (FABEL). Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá - PPGE/UNESA. Linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão; Especialista em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/2004); Bacharel e Licenciado em Letras - Português, Latim e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2002). Atualmente é Professor e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia e Professor na Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Belford Roxo - FABEL; Inspetor Escolar da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC; Prof. Inspetor Escolar da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC; e Diretor Geral da Escola Meirelles Cerqueira.

Wânia Gonzalez, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestrado em Educação e Cultura em Periferias Urbanas (UERJ/FEBF).

Graduada em Sociologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atuou doze anos no setor de pesquisa de uma instituição de Educação Profissional do Sistema S e coordenou diversas pesquisas em âmbito nacional. Possui mais de vinte anos de experiência no Magistério do Ensino Superior. Ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em abril de 2008, mediante aprovação em concurso público, na área Gestão de Sistemas Educacionais, Categoria Adjunto. A partir de 2009 passou a compor o corpo do docente do Mestrado em Educação e Cultura das Periferias Urbanas da UERJ/ FEBF, onde orientou 5 dissertações. Integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá - UNESA, onde orientou oito dissertações de mestrado na linha de pesquisa: Trabalho, Meio Ambiente e Educação, dez na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão e 1 tese de Doutorado na Linha Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Ministrou as disciplinas: Pesquisa em Educação, Políticas Educacionais dos anos de 1990, O modelo de competências na Educação Profissional, Pesquisa em Educação e Questões Teóricas e Epistemológicas da Pesquisa em Educação. Atualmente integra a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão, faz parte do corpo docente do Doutorado e exerceu a Coordenação Adjunta do Programa no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2011. Possui experiência no campo da Educação, com ênfase em Políticas Educacionais atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, competências, educação ambiental, qualificação profissional, trabalho e educação . Desenvolveu a pesquisa Educação e sustentabilidade:ações do terceiro setor no Rio de Janeiro com apoio da FAPERJ.

Elisangela da Silva Bernado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Pós-Doutora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Linha de Pesquisa Políticas, História e Cultura em Educação, e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

CERQUEIRA, L. M.; GONZALEZ, W.; BERNADO, E. da S. Política de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 676–692, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8175. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo