As políticas de formação contínua de professores no estado de São Paulo: debatendo perspectivas de transformação a partir da pedagogia progressista freireana

Autores

  • Lucimara Cristina de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Roseli Rodrigues de Mello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0003

Resumo

Este texto apresenta discussões sobre a formação contínua de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um olhar crítico sobre as políticas de formação, implementadas pelo governo do estado de São Paulo. Essas discussões fazem parte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal foi verificar o potencial teórico-metodológico da práxis freireana para a construção de conhecimentos orientados à transformação das pesquisas e das propostas sobre a formação dos professores e de seus formadores.  A metodologia contou com relatos biográficos, que foram analisados mediante os pressupostos da Metodologia Comunicativo-crítica e da Pedagogia Progressista de Paulo Freire. Os resultados da pesquisa apontam contribuições à formação contínua de educadores dentro e fora dos espaços escolares.

 

Palavras-chave: Formação contínua de professores. Políticas de formação contínua. Paulo Freire.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucimara Cristina de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas da UEPG. Área de atuação: Formação de Professores

Roseli Rodrigues de Mello, Universidade Federal de São Carlos

Professora de Didática e da Pós-Graduação em Educação. Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

PAULA, L. C. de; MELLO, R. R. de. As políticas de formação contínua de professores no estado de São Paulo: debatendo perspectivas de transformação a partir da pedagogia progressista freireana. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 63–88, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7123. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores