A leitura na universidade: ideias circulantes

Autores

  • Lucinea Aparecida de Rezende Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
  • Cristina Nalon de Araújo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i1.0010

Resumo

Neste artigo, são apresentados dados acerca da leitura na universidade, com o objetivo de (re)avaliar o ensino da leitura, por meio das ideias de senso comum que perpassam as suas práticas. A pesquisa teve duas fases e contou com participantes das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, e, prioritariamente, com alunos de quatro cursos de Ciências Humanas. Na fase I, foram mapeadas as ideias circulantes de senso comum acerca da leitura, com vistas à construção de núcleos temáticos a serem explorados na fase II. Nesta última, os blocos de questões tiveram como temas: leitura; leitura e escrita; internet; fontes diversificadas; leitura hoje e há vinte anos e implicação dos métodos nos processos de alfabetização. A metodologia, predominantemente qualitativa, tem caráter exploratório, com elementos da análise do discurso. Os resultados indicam que a universidade desempenha importante papel no trato com a leitura, e, por outro lado, existem espaços a serem ocupados por ela, o que poderia levar a mais amplas contribuições na formação contínua de leitores.

 

Palavras-chave: Leitura na universidade. Formação do leitor. Ideias circulantes acerca da leitura.