Avaliação dos significados atribuídos pelos estagiários à Metodologia e Prática de Ensino de Biologia

Autores

  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O trabalho discute os resultados das avaliações da disciplina Metodologia e Prática de Ensino (MPE) de Biologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), obtidos no período 2001-2003. A partir dos relatórios, artigos, elaboração espontânea de lista de palavras e de lista de palavras sugeridas para a construção de mapas conceituais realizou-se o levantamento dos significados da disciplina para os concluintes do curso. Para a análise das informações foram considerados os aspectos técnicos, humanos e político-sociais da formação docente. A partir do conjunto das informações analisadas, conclui-se que os formandos do Curso de Licenciatura de Biologia atribuem significado para MPE, em ordem decrescente; a dimensão técnica, humana e político-social.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Prática de ensino. Avaliação final. Didática.