Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de Geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil

Autores

  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Bandeirante de São Paulo, Campus Marte

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir propostas sobre o ensino de Geometria, defendidas pelo Movimento da Matemática Moderna (MMM), a partir da análise de teses e dissertações que tomam esse movimento como tema central. Ao que tudo indica, a Geometria relativa ao Ensino Fundamental ficou à margem do processo dessas inovações curriculares, muito embora propostas de mudança tenham sido elaboradas com essa finalidade. Ao longo do artigo, algumas questões referentes ao ensino de Geometria foram levantadas, as quais necessitam de investigações mais aprofundadas de modo a permitir uma melhor compreensão do papel assumido pela Geometria durante o MMM. Acreditamos que pesquisas subsidiadas na noção de cultura escolar trarão respostas a muitas dessas indagações, contribuindo significativamente para um melhor entendimento do MMM.

 

Palavras-chave: Movimento da matemática moderna. Ensino da geometria. Educação matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2009-05-26

Como Citar

DUARTE, A. R. S.; SILVA, M. C. L. da. Abaixo Euclides e acima quem? Uma análise do ensino de Geometria nas teses e dissertações sobre o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 87–93, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/271. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos