A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea

Autores

  • Cleriston Petry Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Ana Lara Casagrande Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.012

Resumo

Este artigo investigou a relação entre o fenômeno digital e a educação, para argumentar acerca dos limites, dos desafios e das possibilidades da segunda frente ao avanço e às injunções do primeiro. O problema central corresponde às (im)possibilidades de educar, ao modus faciendi pedagógico, diante de tal fenômeno. Assim, trata-se de refletir, investigar e argumentar sobre as consequências do fenômeno digital para a educação e o ensino, amparando-se em uma bibliografia específica a esse respeito, extraindo reflexões e consequências dele para outro fenômeno, o educativo. Portanto, é imperioso considerar que as novas tecnologias digitais, a internet, por exemplo, são meios e não fins da educação e que não há uma “sociedade do conhecimento e/ou da informação”. Como meios, servem aos fins educacionais e não o contrário, a educação convertendo-se em adaptação às necessidades da indústria da informação, da tecnologia e ao mercado de trabalho. Ademais, o fenômeno digital compromete o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a memória, a imaginação e, também, a faculdade do pensar, que exige tempo.

 

Palavras-chave: Educação. Fenômeno digital. Primazia da imagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleriston Petry, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e do Mestrado Profissional em Filosofia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

PETRY, C.; CASAGRANDE, A. L. A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 622–637, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13132. Acesso em: 28 mar. 2024.