As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba – MG

Autores

  • Sueli Teresinha Abreu-Bernardes Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.205212

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões que embasaram as análises sobre a formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Uberaba – MG. Para compreender o sentido de formação, são analisadas a dimensão estética, sobretudo na paidéia grega e em Gaston Bachelard, e a dimensão política, segundo o pensamento de Gramsci. A implantação do regime escolar de ciclos representou um avanço na Educação do município em questão. No entanto, os professores não foram suficientemente formados para essa proposta pedagógica e a reação a ela parece relacionar-se mais ao aspecto ideológico do que às possíveis limitações de uma metodologia de ensino coerente à inovação implantada.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Dimensões estética e política. Rede municipal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes, Universidade de Uberaba

Mestre em Ciências e Valores Humanos (UNIUBE); em Educação Brasileira (UFG); doutora em Educação (UFG). Professora no Programa de Mestrado em Educação-UNIUBE.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

ABREU-BERNARDES, S. T. As dimensões estética e política da formação de professores para a rede pública municipal de Uberaba – MG. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 205–212, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.205212. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1312. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos