A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.008

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa empírica e de reflexões teóricas baseadas no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011),  mas dialoga também com outros autores. Objetiva-se aprofundar os elementos constitutivos do capital cultural a partir das condições socioculturais e econômicas de alunos da pedagogia. Empiricamente, o artigo apoia-se em dados de um questionário semiaberto aplicado, em 2015, com 427 estudantes de pedagogia numa instituição de educação superior ao norte do Rio Grande do Sul. O artigo problematiza o conceito capital cultural e as suas relações com o capital econômico e o social; analisa alguns dados empíricos da pesquisa e conclui reafirmando a tese de que predomina entre os alunos um baixo capital cultural que se traduz em dificuldades nos estudos e numa formação cultural capaz de dar conta dos grandes desafios emergentes nos complexos contextos escolares e sociais.

 

Palavras-chave: Capital cultural. Condições socioculturais. Estudantes de Pedagogia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em Educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

MARCON, T. A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 545–564, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13079. Acesso em: 20 abr. 2024.