Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0014

Resumo

A formação continuada de professores, as avaliações sistêmicas, o trabalho com a linguagem na Educação Infantil e a literatura foram temas de seis pesquisas realizadas da Rede Municipal de Lagoa Santa, Minas Gerais. As pesquisas foram desenvolvidas no período de 2011-2016 e, em cada uma, o Projeto Alfaletrar foi analisado sob perspectivas diferentes. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os seis trabalhos acadêmicos que tomaram o Projeto Alfaletrar como objeto de conhecimento ou que fizeram dele campo de investigação para o desenvolvimento de pesquisa. A análise das pesquisas revelou que é possível elaborar projetos semelhantes em outros municípios, desde que sejam resguardadas as especificidades locais, a garantia de continuidade do processo formativo e o compromisso de gestores e de professores.

 

Palavras-chave: Projeto Alfaletrar. Alfabetização. Políticas públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sara Mourão Monteiro, Universidade federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Ensino da Linguagem na Educação Infantil

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Downloads

Publicado

2018-06-23

Como Citar

MONTEIRO, S. M.; MACIEL, F. I. P. Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 878–893, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12300. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização e formação de rede: novas perspectivas, novos desafios