Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.013

Resumo

O presente ensaio teórico defende um diálogo entre conhecimentos científicos e saberes populares. A acepção de ciência é alargada a fim de aproximá-la do âmbito social e introduz as bases da Ciência Moderna bem como o conceito de paradigma. Adverte para o caráter provisório das verdades científicas e para a necessária abertura da ciência a uma multiplicidade de saberes por ela rechaçados. Com o intuito de dar conta da imbricação temática proposta, o texto recorre a referencial teórico bastante diversificado que une autores que se dedicam à epistemologia, à filosofia da ciência, à sociologia da ciência e à Educação, mais especificamente à Educação Popular. Sugere o diálogo como elemento fundante de uma ciência aberta, pública, inclusiva e que busque, permanentemente, estabelecer conexão entre os conhecimentos que produz e a sociedade.

 

Palavras-chave: Educação e Ciência. Educação Popular. Epistemologia da Ciência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Pedagogia da Arte pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Doutor em Educação pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Como Citar

AVILA COLLA, R. Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 232–249, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12224. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos