Epistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.010

Resumo

A experiência de pesquisa com coletivos indígenas (Guarani e Kaingang) em duas universidades no Rio Grande do Sul (Brasil) tem provocado reflexões acerca da interculturalidade e do sentido de ações participantes e colaborativas nesse contexto. Neste artigo, partimos da prática, de encontros sistemáticos com os indígenas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão; problematizamos as contribuições destes para as universidades e, ao mesmo tempo, buscamos fazer uma discussão teórica sobre as próprias ações, revendo as trajetórias a partir de diálogos, de teorizações ao longo de vivências contínuas de trabalho colaborativo. Com isso, também nos dispomos a pensar o sentido de teorias e de metodologias que se constroem no diálogo que envolve as investigações e que tem como pressuposto o avançar nas condições de vida dos parceiros indígenas, compreendendo a importância da autoria e do poder pensar a própria realidade.

 

Palavras-chave: Pesquisa participante. Pesquisa colaborativa. Universidade. Indígenas. Interculturalidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorado em Educação (UFRGS) e Professora do departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Educação da UNISC. do Grupo de Pesquisa PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq)ice líder do Grupo de Pesquisa PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq)

Maria Aparecida Bergamaschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais,líder do Grupo de Pesquisa PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (CNPq), (FACED/UFRGS).

 

Downloads

Publicado

2018-10-02

Como Citar

MENEZES, A. L. T. de; BERGAMASCHI, M. A. Epistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 181–198, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12149. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos