Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticas

Autores

  • Fernando Bagiotto Botton
  • Hector Ribeiro Molina Aluno do curso de graduação em História - UFPR
  • Lareane Lourenço Machado Aluna do curso de graduação em História - UFPR
  • Douglas Figueira Scirea Aluno do curso de graduação em História - UFPR
  • André Victor Falcade Pereira Aluno do curso de graduação em História - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.009

Resumo

No presente artigo, analisam-se três histórias em quadrinhos que se referem a episódios da história do Brasil: Barão do Serro Azul, A Revolta de Canudos e Cumbe. Com isso, pretende-se fornecer instrumental analítico e político para a práxis educativa de professores de História do Ensino Básico. Inicia-se a discussão traçando um apanhado teórico sobre o heroísmo e a história, permitindo, assim, que as obras aqui estudadas possam ser compreendidas de maneira crítica. Preocupa-se com as dinâmicas políticas, didáticas e historiográficas envolvidas na utilização dessas mídias em sala de aula. Nesse sentido, os três quadrinhos estudados apresentam um dégradé em que o primeiro traz uma visão absolutamente estereotipada desses temas; o segundo, uma visão ambígua; e o terceiro, uma perspectiva mais aprofundada e politicamente includente. Conclui-se com a necessidade de pensar-se a história e seu ensino valorizando as experiências coletivas para além das heroicas individualidades.  

 

Palavras-chave: Heroísmo. Escravidão. Quadrinhos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Bagiotto Botton

Graduado, mestre e Doutor em História pela UFPR (Bolsista CNPq). É docente colaborador da mesma instituição. Coordena o curso de Pós Graduação Lato Sensu em História da Arte e atua como professor de graduação em História na Faculdade Integrada Espírita. Também é tutor no curso de graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com CAPES/UAB, nessa mesma instituição também orienta monografias na Pós Graduação em História, Arte e Cultura. Possui interesse em temas como Gênero, Sexualidade e Masculinidade; Política e Autoritarismo; Filosofia Contemporânea, Pós-colonial e Pós-estruturalista; Psicologia das Massas e da Personalidade. Sua atual pesquisa busca analisar a sustentação de um ideário de autoridade nos regimes varguistas e peronistas sob o ponto de vista da psicologia da liderança e suas metáforas de gênero.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

BOTTON, F. B.; MOLINA, H. R.; MACHADO, L. L.; SCIREA, D. F.; PEREIRA, A. V. F. Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 163–180, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11240. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos