Escolas complementares: um novo modelo de escola para formação de professores na região do Contestado (1928-1938)

Autores

  • Márcia Marlene Stentzler Unespar - Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0008

Resumo

As Escolas Complementares existiram nas primeiras décadas do Brasil Republicano com a finalidade de formar professores para escolas rurais multisseriadas. Este artigo apresenta resultados de investigação acerca da criação de Escolas Complementares nas cidades fronteiriças de Porto União (SC) e União da Vitória (PR). As cidades formam um único conjunto urbano, mas pertencem a Estados diferentes. Nasceram da antiga Porto União da Vitória (PR), dividida com o Acordo de Limites (1916) ao fim da Guerra do Contestado. Os trilhos da ferrovia que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul demarcam a fronteira interestadual. Esta investigação foi delimitada entre 1928 e 1938, quando ambas as municipalidades decidiram investir na formação de professores primários, criando e mantendo as duas escolas para egressos dos grupos escolares. Nesta pesquisa foram utilizadas fontes primárias das duas instituições, preservadas em arquivos escolares locais; notícias publicadas em periódicos; foram consultados arquivos públicos do Paraná e de Santa Catarina, entre outros. A pesquisa permitiu compreender a organização socioeducacional nas cidades, o papel das Escolas Complementares na formação de jovens moças e rapazes, a construção de representações sobre a formação para o magistério, o pertencimento à pátria, aos dois estados e aos municípios.

 

Palavras-chave: Escolas rurais multisseriadas. Escolas Complementares. Formação de professores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Marlene Stentzler, Unespar - Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação. Curso de Pedagogia da Unespar, campus União da Vitória. Coordenadora Institucional do PIBID Unespar. Coordenadora do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe). Avaliadora de Cursos de Graduação MEC/INEP

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

STENTZLER, M. M. Escolas complementares: um novo modelo de escola para formação de professores na região do Contestado (1928-1938). Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 769–786, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11061. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos