Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural

Autores

  • Marisa Soares Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0002

Resumo

Esta pesquisa de natureza bibliográfica analisa algumas bases epistemológicas e metodológicas com o objetivo de compreender suas contribuições para a realização de uma educação intercultural. Utiliza-se a metodologia qualitativa com o recurso da análise documental e procedimento técnico de triangulação dos dados coletados das seguintes fontes: Leis e Decretos da Educação Superior (BRASIL, 2010, 2014), dados e índices estatísticos do INEP/MEC, UNESCO, revistas científicas, entre outras. A análise é fundamentada nos diferentes modelos teóricos de interculturalidade de Boaventura Sousa Santos e Catherine Walsh. Conclui-se que as novas bases epistemológicas e metodológicas na Educação Superior oportunizam a inclusão social e étnico-racial, as quais podem contribuir na redução de desigualdades e discriminações, com vistas à equidade de oportunidades nas diversas esferas de relações em sociedade.

 

Palavras-chave: Educação Superior. Educação intercultural. Ecologia de saberes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marisa Soares, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação pela Uninove, mestre em Educação pela UMESP, graduada em Letras pela FASB e em Pedagoigia pela UNINOVE, especialização em Epistemologias do Sul pela CLACSO Argentina.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

SOARES, M. Bases epistemológicas e metodológicas para uma Educação Superior intercultural. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 661–674, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10997. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos