Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Patrícia Meyer Instituto Federal do Paraná
  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau PUC/PR
  • Cecília Borges Université de Montréal

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0004

Resumo

Embora a colaboração seja valorizada no discurso de professores, de gestores e de instituições, assim como reconhecida como essencial para a inovação nas universidades, a cultura do individualismo é a que permeia a atuação dos professores universitários. Este estudo tem por finalidade analisar os programas de desenvolvimento profissional docente empreendidos em quatro universidades (uma internacional e outras três nacionais), sob a perspectiva da promoção da colaboração entre pares. A análise ocorreu por meio de coleta de publicações ou sites que os descreviam. Os programas de desenvolvimento profissional docente analisados têm a colaboração entre pares como premissa e incentivam a socialização das experiências em cursos, fóruns e outros eventos de formação. Entretanto, observa-se a necessidade de diversificação de estratégias, como mentoria, incentivo a atividades online e desenvolvimento de projetos coletivos, para que a colaboração possa realmente ser um pilar na formação pedagógica, na aprendizagem permanente, assim como na reconfiguração e na inovação das práticas de professores universitários.


Palavras-chave: Ensino Superior. Desenvolvimento profissional. Professor universitário.

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Publicado

2017-11-06

Como Citar

MEYER, P.; VOSGERAU, D. S. R.; BORGES, C. Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 312–329, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10655. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente