Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos

Autores

  • Márcia Souza Hobold Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0010

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de desenvolvimento profissional docente e sua implicação nos processos formativos de professores dos estudos de Marcelo García (1999) e Oliveira-Formosinho (2009). As seguintes questões basilares fundamentam a discussão: Que práticas docentes podem ser contributivas para o processo de desenvolvimento dos professores? Que reflexões são necessárias para que o espaço de trabalho, ou seja, a escola e suas especificidades possam participar do processo de desenvolvimento profissional dos docentes?  Os resultados dessa reflexão conceitual mostram a necessidade de pesquisar e de valorizar os espaços formativos de professores, de forma a priorizar, principalmente, a intencionalidade de trabalhar as questões da dimensão pessoal do professor nos espaços formativos dos professores, sejam eles de formação inicial ou continuada de professores. 

 

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Formação de professores. Crenças na prática docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 

Doutora em Educação, pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Realizou estágio de Pós-Doutoramento (CNPq PDJ) também na PUC SP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR, o Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, da PUC SP. 


Downloads

Publicado

2017-12-03

Como Citar

HOBOLD, M. S. Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 425–442, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10336. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente