Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço

Autores

  • Marcos Paulo da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Bruno Navarros Fraga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Jornalismo, Publicidade, Deontologia, Ética, Contratos simbólicos

Resumo

O artigo propõe uma discussão de ordem qualitativa a respeito das aproximações e dos distanciamentos ético-deontológicos entre os campos do Jornalismo e da Publicidade a partir das relações de interface estabelecidas no ciberespaço. Recorre-se como objeto de análise, para tanto, aos códigos de ética de duas das principais instituições responsáveis por congregar os profissionais de cada área no Brasil – a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Por meio de uma análise de conteúdo, sistematiza-se alguns dos principais núcleos de sentido de cada um dos códigos, bem como, a partir de inferências, problematiza-se alguns pressupostos ético-deontológicos nos dois campos de modo a contribuir para a elaboração de uma reflexão mais ampla em torno de uma “ética da informação”.

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Docente do Mestrado em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bruno Navarros Fraga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Comunicação e jornalista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2016-11-19

Como Citar

Silva, M. P. da, & Fraga, B. N. (2016). Crise nas bordas: aproximações e distanciamentos ético-deontológicos entre o Jornalismo e a Publicidade no ciberespaço. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 3(2), 114–130. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9341