A reportagem investigativa e suas especificidades: O processo de produção pela perspectiva dos(das) jornalistas

Autores

Resumo

O artigo apresenta particularidades da reportagem investigativa substanciadas no processo de produção e nos procedimentos de apuração, pela perspectiva dos/das repórteres. A reflexão é parte dos resultados da dissertação "As especificidades do jornalismo investigativo: um estudo sobre o processo de produção jornalística investigativa", defendida no Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a qual teve como objetivo caracterizar se o jornalismo investigativo possui um método no processo de produção. A reflexão traz a análise da perspectiva dos profissionais e para isso, foram entrevistados seis jornalistas que produzem ou produziram reportagens investigativas - Andrea Dip, Angelina Nunes, Kátia Brembati, José Roberto Toledo, João Maschio e Mauri König. Os resultados apontam simetrias nas posições dos/das repórteres e nas suas motivações de escolhas durante o percurso da pauta.

Biografia do Autor

Mariana Galvão Noronha

Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Jornalismo pela UEPG>

Paula Melani Rocha, UEPG

Professora da UEPG, pesquisadora do Labjor/UNICAMP. Pós-doutora em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa. Doutora e mestre em Sociologia pela UFSCAR. Graduada em Jornalismo pela Casper Líbero e em Ciências Sociais pela USP.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Noronha, M. G., & Rocha, P. M. (2018). A reportagem investigativa e suas especificidades: O processo de produção pela perspectiva dos(das) jornalistas. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 135–151. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12316