A atualidade de Mário Erbolato para a pesquisa em jornalismo

Autores

  • Gustavo Paulo Zonta Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Vale do Itajaí
  • Raquel Ritter Longhi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Mário Erbolato, Teoria da notícia, Critérios de noticiabilidade

Resumo

Este artigo investiga as contribuições de Mário de Lucca Erbolato para os estudos em jornalismo no Brasil. Através da revisão das obras do autor e de bibliografias que falam a respeito de sua vida e suas pesquisas acadêmicas, pretende-se apresentar as considerações teóricas de Erbolato sobre a atividade jornalística brasileira. O autor viveu em uma época de grandes transformações na imprensa nacional e seu trabalho virou referência nas escolas de comunicação e jornalismo do país. Erbolato procurou aprofundar o estudo sobre as notícias e sistematizou didaticamente a sua produção: da captação à edição. Quarenta anos após o lançamento de seu primeiro livro, o autor segue atual para a pesquisa em jornalismo. Está presente em diversos estudos e pesquisas que se debruçam sobre a produção midiática e os fenômenos comunicacionais contemporâneos: nas discussões sobre teoria da notícia e critérios de noticiabilidade, nas investigações a respeito do jornalismo especializado e rotinas produtivas da profissão.

Biografia do Autor

Gustavo Paulo Zonta, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Vale do Itajaí

Professor do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Jornalista e Especialista em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Mestre em Comunicação e Informação (UFRGS), Professora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Curso de Jornalismo da UFSC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - Nephi-Jor/UFSC.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Zonta, G. P., & Longhi, R. R. (2018). A atualidade de Mário Erbolato para a pesquisa em jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 41–57. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12293

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade