Jornalismo e debate público: Como os portais G1 Paraná e Folha de S. Paulo cobriram o caso da médica Virgínia Soares de Souza

Manoel Moabis Pereira dos Anjos

Resumo


A partir da cobertura sobre o caso da médica Vírgínia Soares de Souza em dois portais noticiosos, este texto busca refletir sobre a prática jornalística e as ofertas informativas alidado a circulação dessas notícias. Considera as publicações sobre o caso em dois momentos: a revelação da denúncia (prisão da médica) e a absolvição da suspeita (decisão judicial em primeira instância). Entre as questões debatidas, está a pluralidade jornalística apresentada nas publicações, capcidade do jornalismo em explicar a complexidade do caso e as reações/interações dos internautas com o conteúdo publicado pelos portais G1 Paraná e Folha de S. Paulo.  A partir da cobertura sobre o caso da médica Vírgínia Soares de Souza em dois portais noticiosos, este texto busca refletir sobre a prática jornalística e as ofertas informativas alidado a circulação dessas notícias. Considera as publicações sobre o caso em dois momentos: a revelação da denúncia (prisão da médica) e a absolvição da suspeita (decisão judicial em primeira instância). Entre as questões debatidas, está a pluralidade jornalística apresentada nas publicações, capcidade do jornalismo em explicar a complexidade do caso e as reações/interações dos internautas com o conteúdo publicado pelos portais G1 Paraná e Folha de S. Paulo.  

Palavras-chave


Jornalismo; cobertura noticiosa; estudo de caso; interação com conteúdos informativos

Texto completo:

PDF
';



Indexadores: LatindexIBICT/ SEERREVIScomDiadorim; EBSCO; Dialnet; Doaj

Creative Commons BY-SA 3.0 - Revista Pauta Geral - estudos em jornalismo 2014 - 2018, periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG: É permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que citada a fonte. Aqueles que o fizerem, devem manter o mesmo padrão de direito autoral.