Smartphone como extensão simbiótica do jornalista: uma reflexão das relações homem-máquina na produção de notícias móveis

Autores

  • Marcio Kaviski Universidade Tuiuti do Paraná
  • Monica Cristine Fort Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Jornalismo Móvel, Smartphone, Simbiose.

Resumo

O presente artigo pretende discutir os conceitos da Escola de Toronto, mais especificamente o de McLuhan (1964) dê que os meios de comunicação funcionam como extensões do homem. Além disso, o trabalho se norteia pelo trabalho de Mark Deuze (2013) para formular e debater a relação simbiótica entre jornalista e dispositivo na produção de notícias móveis. A relação entre as teorias configura uma nova maneira de refletir e compreender esse elo entre o profissional do jornalismo e o dispositivo móvel. Conclui-se que devemos pensar essas relações em três esferas distintas. A esfera de produção (jornalistas), de distribuição (conglomerados de comunicação) e a esfera de meio (dispositivos). 

Biografia do Autor

Marcio Kaviski, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestrando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná na Linha de Pesquisa de Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Pesquisador do grupo de pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM) do PPGCom/UTP. Seus estudos tem ênfase em Jornalismo Digital, Jornalismo Mobile e nas Inovações práticas do Jornalismo.

Monica Cristine Fort, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1989), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com pesquisa em Mídia e Conhecimento. Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Foi coordenadora do curso de Comunicação Social, Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, televisão, educação, comunicação empresarial e comunicação audiovisual. É autora do livro "Televisão Educativa: a responsabilidade pública e as preferências do espectador". É vice-líder do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais - Incom. Também ministra aulas em cursos de graduação da área de Comunicação Social no Centro Universitário Internacional - Uninter.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Kaviski, M., & Fort, M. C. (2018). Smartphone como extensão simbiótica do jornalista: uma reflexão das relações homem-máquina na produção de notícias móveis. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 19–29. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/11821