A construção da cidadania no ambiente interativo online – análises de comentários na fanpage do G1 no Facebook

Autores

  • Laura Seligman Univali/SC

Palavras-chave:

Cidadania, Facebook, Interações, G1, Jornalismo Online

Resumo

A possibilidade de interferir no conteúdo publicado para muitas pessoas ao mesmo tempo foi encarada como a chance de leitores se tornarem um pouco autores online. A interatividade online ampliou a praça pública, tornou possíveis debates imediatos sobre os fatos do cotidiano e seus desdobramentos. Essa pesquisa se dedicou a analisar como os leitores do conteúdo jornalístico online avaliam e se posicionam sobre fatos jornalísticos. Para tanto, foram utilizadas as técnicas da Análise de Conteúdo em postagens do portal G1, da Rede Globo de Comunicações, em sua fanpage no Facebook. Procuramos por sinais de exercício da cidadania nos comentários. Os resultados apontaram para um tímido princípio desse exercício e uma imensa maioria de comentários desconectados do conteúdo proposto pelo veículo jornalístico. Entre os comentários que contribuem para o exercício da cidadania, destacaram-se relatos e críticas, como pontos de identificação entre os leitores desse portal.

Biografia do Autor

Laura Seligman, Univali/SC

Doutora em Comunicação e Linguagens, Mestra em Educação, Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo Gráfico e Audiovisual. Pesquisadora do Monitor de Mídia – Univali/SC, editora do periódico Vozes e Diálogo, integrante das redes de pesquisa Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa) e Brasil Profundo, e da rede de pesquisa internacional sobre Game of Thrones. 

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Seligman, L. (2017). A construção da cidadania no ambiente interativo online – análises de comentários na fanpage do G1 no Facebook. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 4(2), 76–92. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10432