Representações midiáticas do MST: entre censuras e potências da mídia

Autores

  • Yasmin Ribeiro Gatto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - campus Bauru
  • André Aparecido Medeiros Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - campus Bauru

Palavras-chave:

movimentos sociais, MST, mídia alternativa, enquadramento jornalístico, Comunicação para a Paz

Resumo

O MST, como outros movimentos sociais, não costuma ser noticiado de forma adequada, fazendo com que os militantes sejam alvo de preconceitos e as agressões recebidas, que acabam sendo naturalizadas. A gravidade desse fato se faz visível na medida em que se reconhece que, ao retratar assuntos de interesse público, o jornalismo exerce influência sobre a sociedade, produzindo discursos que repercutem na formação do imaginário coletivo, muitas vezes consolidando imagens deturpadas. Buscando identificar meios pelos quais dois sites de diferentes tipos de mídia fazem seu enquadramento, foram analisadas quatro notícias – duas do G1 e duas do site oficial do MST – relativas a fatos do dia 7 de abril de 2016, envolvendo a Policia Militar e militantes do MST, acampados em Quedas do Iguaçu, Paraná. Este trabalho tem como premissa que na mídia alternativa ou radical e em estratégias como a Comunicação Para a Paz podem ser encontradas opções à comunicação tendenciosa, abrindo espaço para diferentes grupos e mensagens.

Biografia do Autor

Yasmin Ribeiro Gatto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - campus Bauru

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus Bauru.

André Aparecido Medeiros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - campus Bauru

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus Bauru.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Gatto, Y. R., & Medeiros, A. A. (2017). Representações midiáticas do MST: entre censuras e potências da mídia. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 4(2), 110–131. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10092