CREENCIAS DE ADULTOS MAYORES SOBRE LAS CONDICIONES PARA EL APRENDIZAJE EN LA VEJEZ

Conteúdo do artigo principal

José Alberto Yuni

Resumo

A crescente participação das pessoas idosas em atividades de educação não formal mostra seu interesse em continuar aprendendo nas idades avançadas da vida. Um estudo foi realizado explorando as crenças que as pessoas idosas têm a respeito das condições que se requerem para que um idoso possa aprender, desde a perspectiva de idosos que participam em atividades de educação não formal na Argentina.

Se aplicou um questionário auto administrado a uma mostra intencional de adultos (n=192) e idosos (n=884) que assistem a 16 organizações de educação não formal de idosos com diferentes modalidades de gestão (de universidades públicas, privadas e de auto-gestão).

Para os entrevistados as principais condições para o aprendizado do idoso se referem à organização do processo de instrução, o clima afetivo-emocional da classe, as estratégias que involucram o aprendizado ativo por parte dos idosos ou estratégias de reforço do aprendido e as estratégias relacionadas com o trabalho grupal. Assim mesmo, os dados mostram que a motivação e o nível educativo são as variáveis que mais incidem nas crenças sobre as condições para aprender.

Os descobrimentos sugerem que estas crenças podem relacionar-se com a posição subjetiva que adotam os idosos frente ao aprendizado como recurso para a adaptação, a busca do bem-estar psicológico e enfrentar o envelhecimento ou a integração social.

 

Palavras-chave: Pessoa Idosa – Aprendizado na velhice – Crenças – Envelhecimento

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
YUNI, J. A. CREENCIAS DE ADULTOS MAYORES SOBRE LAS CONDICIONES PARA EL APRENDIZAJE EN LA VEJEZ. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 44–62, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/8211. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

José Alberto Yuni, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnicas de Argentina (CONICET)

Profesor Titular de la Facultad de Humanidades de la Univ. Nacional de Catamarca. Investigador Independiente del CONICET