USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Conteúdo do artigo principal

Luzia Mitiko Saito Tomita
Rosana Figueiredo Salvi
Marcio Miguel de Aguiar

Resumo

Neste artigo discutem-se os problemas da aprendizagem na escola e a situação apreensiva em que se encontram os professores diante das dificuldades em promover um ensino com qualidade adequado à realidade do mundo atual. Partindo dessa preocupação, dentre inúmeras propostas, tomou-se como base a de Ausubel em promover a aprendizagem que ressalta o uso de organizadores prévios como estratégia que serviria de ponte cognitiva provocadora de aprendizagem significativa. Para que essa ocorra é imprescindível incorporar o conteúdo novo ao conhecimento pré-existente do aluno para obter resultado esperado na aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TOMITA, L. M. S.; SALVI, R. F.; AGUIAR, M. M. de. USO DE ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UM DOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 282–292, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6829. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Luzia Mitiko Saito Tomita, Universidade Estadual de Londrina

Docente no departamento de Geociências da UEL (Universidade Estadual de Londrina), membro do FOPE/PRODOCÊNCIA, Doutora em Geografia Física pela FFLCH- USP.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Docente no departamento de Geociências da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Doutora em Geografia Humana pela FFLCH- USP.

Marcio Miguel de Aguiar, Universidade Estadual de Londrina

Docente no departamento de Geociências da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Mestre em Geografia Humana pela UEL.