Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa

Conteúdo do artigo principal

Ariane Baffa Lourenço
Pedro Donizete Colombo Júnior
Gláucia Grüninger Gomes Costa

Resumo

É fundamental que professores criem ambientes favoráveis à prática da argumentação em sala de aula, uma vez que esta colabora na aquisição da linguagem científica e possibilita desenvolver nos estudantes a capacidade de raciocinar e discutir problemas científicos. Nesta pesquisa analisamos as estratégias utilizadas por uma professora de Física do primeiro ano do Ensino Médio buscando identificar como as interações ocorridas em aula podem favorecer ou não a argumentação. As aulas foram gravadas em áudio e vídeo em uma escola pública do Estado de São Paulo e analisada usando o modelo de Toulmin (2006) (identificação de elementos presentes nos argumentos); o padrão de Erduran et al. (2004) (identificação da complexidade dos argumentos produzidos) e o modelo de Sá (2010) (identificação das interações ocorridas em aula). Também realizamos uma entrevista com a docente com o intuito de complementar os dados para a compreensão do problema investigado e propiciar um feedback para a mesma. Obtivemos que os argumentos produzidos em aula em sua maioria eram formados apenas de Dados e Conclusão e que, a postura da professora influenciou significativamente a maneira como esta ocorreu. Encontramos ainda que a professora interpreta o fato dos argumentos serem constituídos apenas por dois elementos do modelo de Toulmin como consequência da pouca habilidade e vontade dos alunos em se exporem, e não como sendo o resultado de diferentes fatores que envolvem o tipo de abordagem de ensino realizada, os fatores intrínsecos aos sujeitos envolvidos e a postura da mesma como promotora da argumentação em aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LOURENÇO, A. B.; COLOMBO JÚNIOR, P. D.; GOMES COSTA, G. G. Ações docente em aulas de Física do Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva argumentativa. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 397–414, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6300. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ariane Baffa Lourenço, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2013) obtido no Programa Ensino de Ciências Área de Concentração: Ensino de Física e doutorado em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha (2013) pela Facultad de Formación de Professorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação Inicial de Professores de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes de argumentação, mapas conceituais, formação inicial de professores e extensão universitária. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Difusão Científica do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do Instituto de Física de São Carlos, USP.

Pedro Donizete Colombo Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação

É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo (2007). Mestre em Ensino de Ciências - Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (2010) da Universidade de São Paulo e doutorando em Ensino de Física pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É membro, na função de pesquisador, do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (ECiEA) da UNESP, e do grupo de pesquisa Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) da USP. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física em Centros de Ciências. Dedica-se também a pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores, particularmente na área de ciências exatas e educação à distância (EaD).

Gláucia Grüninger Gomes Costa, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação Bacharelado e Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos pela Universidade de São Paulo (2005). Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, instrumentação, laser, experimentação para o ensino.