Os significados e os sentidos do mal-estar docente na voz de uma professora em início de carreira

Conteúdo do artigo principal

Isana Cristina dos Santos Lima
Maria Vilani Cosme de Carvalho

Resumo

A temática deste artigo tem sua gênese nas vivências e nos estudos sobre a profissão docente, sobretudo a relação entre o mal-estar docente e a identidade do professor. Essas reflexões originaram a pesquisa que teve como objetivo investigar os significados e os sentidos do mal-estar docente produzidos por professores em início de carreira e suas relações com a identidade docente que está se constituindo. A opção teórico-metodológica da pesquisa foi pelas ideias de Leontiev (1978), Luria (1991), Vigotsky (1998), Ciampa (1994, 2005) e Wallon (1995), dentre outras. Os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevista estruturada (TRIVIÑOS, 2009); entrevista narrativa (FLICK, 2009); e observação sistemática (GIL, 1999). A análise dos dados foi feita seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Os resultados apontam que a professora inicialmente sentiu temor e medo, mas foi superando, e passou a se sentir satisfeita e realizada, embora a convivência com as professoras que expressam mal-estar docente lhe cause insatisfação. As expectativas indicam sua identificação com a profissão docente, pois deseja que os alunos aprendam e se desenvolvam; que os pais se envolvam cada vez mais; aspira que os conflitos entre as professoras findem; e que haja valorização profissional do professor e de seu trabalho. Sobre sua convivência com as professoras com mal-estar docente, a professora declarou viver conflitos na escola, apesar de ter sido bem recebida nos primeiros meses, porém mostra-se resiliente. A análise das zonas de sentidos do mal-estar docente revela que o estar sendo professora dá continuidade à constituição da sua identidade docente.

Palavras-chave: Significados e Sentidos. Mal-Estar Docente. Identidade do Professor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, I. C. dos S.; CARVALHO, M. V. C. de. Os significados e os sentidos do mal-estar docente na voz de uma professora em início de carreira. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 295–312, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5212. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Isana Cristina dos Santos Lima, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licentiatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI.

Maria Vilani Cosme de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutora em Educação com área de concentração em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI