A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física

Conteúdo do artigo principal

Silvia Christina Madrid Finck

Resumo

Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa. A contribuição da Educação Física na formação desse cidadão está norteada nos valores e princípios apregoados nos PCN´s do Ensino Médio, que devem permear essa disciplina na escola, superando os benefícios apenas de ordem anatomo-fisio-biológicos, e também atingindo valores, entre outros, os éticos e os estéticos. O professor de Educação Física que atua no Ensino Médio deve ter como eixos centrais de seu trabalho pedagógico a Aptidão Física e a Saúde, devendo buscar a superação, por parte dos alunos, da concepção de Aptidão no sentido de ser necessária apenas àqueles que praticam o esporte de rendimento, mas sim trabalhar conceitos em que o aluno possa desenvolver uma concepção de Aptidão ligada a uma necessidade e direito de todo cidadão, objetivando uma melhor saúde e qualidade de vida. Com o desenvolvimento do trabalho pedagógico nessa perspectiva, pretende-se contribuir para a formação do cidadão que vai usufruir, reproduzir, e compartilhar os conhecimentos adquiridos durante o período da sua vida escolar, a fim de utilizá-los para a melhoria de sua qualidade de vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FINCK, S. C. M. A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física. Olhar de Professor, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1368. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Silvia Christina Madrid Finck, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino; Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física.