MARCAS DA PASSAGEM DO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GERONTO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE NO SUL DO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Maria Cecília Antônia Godtsfriedt

Resumo

Uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população, refletindo uma melhoria das condições de vida. De acordo com projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos
ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”. Com esse cenário humano, o envelhecimento da população idosa desafia os espaços sócios educacionais nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior- IES. O Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI, da UFSC, desenvolve um
projeto de extensão, Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica- CFMAG, que há de duas décadas, no propósito de qualificar pessoas idosas em gerontologia, vem proporcionando novos conhecimentos, estimulando ao voluntariado junto a projetos sociais, e de modo especial, como esse idoso, esta se preparando para a sua velhice. O CFMAG tem sua grade curricular, pautada pela teoria
pedagógica dos Quatro Pilares da Educação, (Delors, 2000). Foi oportunizado, ao grupo de alunos uma reflexão sobre a perspectiva da passagem do tempo das suas vidas e como esse Tempo, refletir e dar significados junto as suas relações sociais e familiares. Assim na perspectiva dos Destinos traçados pelas influências míticas dos Deuses gregos Chronos e Kairós, os alunos foram levados a pensar sobre o curso de suas vidas frente ao envelhecimento. O pensar em envelhecer e o investimento na rotina de suas vidas foram pontos de discussões da experiência aqui relatada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GODTSFRIEDT, M. C. A. MARCAS DA PASSAGEM DO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GERONTO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE NO SUL DO BRASIL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 123–131, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11761. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo