Manifestações da linguagem oral na escrita em nível discursivo/textual no gênero discursivo carta de apresentação

Luciane Watthier

Resumo


Trazemos, neste artigo, algumas reflexões que compuseram nossa tese de doutorado, cujo tema foi “manifestações da linguagem oral na escrita: aspectos discursivos/textuais e didáticos”. O objetivo da pesquisa foi analisar cartas de apresentação produzidas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro municípios da Região Oeste do Paraná e por alunos do 1º ano da graduação em Letras da UNIOESTE. Estabelecendo relações com a configuração dada ao conteúdo temático, construção composicional e estilo linguístico desse gênero discursivo por esses dois públicos, buscamos reconhecer como ocorrem, no plano discursivo/textual, as manifestações da linguagem oral na produção escrita do gênero carta de apresentação.  Por fim, a partir desse reconhecimento o objetivo foi propor encaminhamentos didático-metodológicos para o trabalho com esse tema. Para este texto em específico, nosso foco é a apresentação de reflexões comparativas entre os textos produzidos pelos dois públicos investigados, bem como discorrer brevemente sobre as atividades de reescrita que desenvolvemos para trabalho com essas manifestações da linguagem. Além disso, apresentamos resposta às perguntas que guiaram o desenvolvimento da pesquisa. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica, com base no dialogismo e no interacionismo.


Palavras-chave


Manifestações da linguagem oral na escrita; Nível discursivo/textual; Ensino da Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF