Artigo de opinião: uma análise a partir dos conceitos bakhtinianos

Autores

  • Pricilla Záttera Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Bolsista Demanda Social / CAPES - Nível de Mestrado

Palavras-chave:

Bakhtin, Gêneros discursivos, Artigo de opinião.

Resumo

Neste artigo, apresentamos a análise de um texto do gênero artigo de opinião, intitulado “Desafios para as mulheres em 2016”, de autoria de Tania Tait, publicado na Gazeta do Povo em janeiro de 2016, tendo como orientação a teoria bakhtiniana sobre os gêneros do discurso. O foco é mais especificamente sobre o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional, então, ainda que na perspectiva bakhtiniana esses elementos estejam diretamente relacionados ao contexto de produção, não contemplaremos este último aspecto. Assim, esta proposta se ancora em uma concepção de linguagem como essencialmente dialógica (BAKHTIN, 2003) e no conceito de gêneros como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada no âmbito da Linguística Aplicada, de caráter documental e de cunho interpretativo. Optamos pelo gênero artigo de opinião, tendo em vista que ele se caracteriza pela exposição e pela defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Como resultados, verificamos que as características do gênero escolhido possibilitaram que os objetivos pretendidos pela autora do artigo fossem recebidos de maneira satisfatória pelos leitores. 

Biografia do Autor

Pricilla Záttera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Bolsista Demanda Social / CAPES - Nível de Mestrado

Ensino de Língua Portuguesa; dialogismo, gêneros discursivos; análise linguística; escrita; leitura; sequência didática.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

ZÁTTERA, P. Artigo de opinião: uma análise a partir dos conceitos bakhtinianos. Muitas Vozes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 329–342, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8935. Acesso em: 18 abr. 2024.