A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E OS REGIMES DE VISIBILIDADE DOS POVOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0004

Autores

  • Maria José Guerra
  • Wagner Roberto do Amaral

Palavras-chave:

Identidade. Escola indígena. Educação superior indígena. Semiótica da cultura.

Resumo

Abordamos nesse texto a educação superior indígena – temática recente no cenário nacional – sob um olhar que vai um pouco além do descritivo para tentar dar conta de uma reflexão sobre os significados construídos nos percursos percorridos pelos acadêmicos indígenas do Brasil, especialmente no caso dos da região norte do Paraná. Os elementos históricos aqui descritos exercem um duplo papel: são parte da positividade necessária aos estudos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e também são alvo de uma leitura que pretende discutir quais são essas significações e esses valores envolvidos nos fatos dessa história recente. Muitos dos dados aqui analisados foram coletados no período de agosto de 2013 a março de 2014 por professores e estudantes indígenas e não indígenas da Universidade Estadual de Londrina, que desenvolvem projeto de extensão visando à análise dos currículos das escolas indígenas localizadas nas terras indígenas da região norte do Paraná. Foram utilizadas, ainda, referências produzidas a partir de pesquisa realizada junto a acadêmicos indígenas matriculados nas universidades estaduais do Paraná.

Biografia do Autor

Maria José Guerra

Wagner Roberto do Amaral

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

GUERRA, M. J.; DO AMARAL, W. R. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E OS REGIMES DE VISIBILIDADE DOS POVOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0004. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 53–68, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7249. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Identidade Indigena