A prática construtiva de um projeto político-pedagógico junto a índios Sateré-Mawé, na Amazônia Central. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i2.0009

Autores

  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Ignês Tereza Peixoto de Paiva Universidade Federal do Amazonas
  • Antonio Heriberto Catalão Júnior Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Projeto Político-Pedagógico, Sateré-Mawé

Resumo

O estudo objetivou traçar avaliação sobre a implantação de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) para estudantes da etnia Sateré-Mawé do leste amazonense, na Amazônia Central. Foi meta auxiliar na construção do PPP, no sentido de fomentar um projeto abrangente e que servisse às necessidades dos índios. Promoveu-se estudo de campo enfocando o contexto social dos Sateré-Mawé, com aportes etnográficos e transcrição de resultados a partir de observação participante. Foi feita análise de elementos constitutivos da organização do projeto e decidiu-se coletivamente reforçar dentro da escola conceitos relacionados à cidadania, o que implicaria no futuro o fortalecimento de princípios da educação escolar indígena, tais como o bilinguismo e a interculturalidade.

Biografia do Autor

Renan Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

É professor assistente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Trabalha no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) de Parintins, Campus Baixo Amazonas. Possui graduação em comunicação social (Cunl/AM), com especializações em comunicação empresarial (Cunl/AM), psicopedagogia (Ucam/RJ), psicologia social (Cunl/AM) e mestrado em psicologia social (UFPB). É doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam) e integra o Grupo de Pesquisa Estado e Políticas de Desenvolvimento na Amazônia (Icsez/Ufam).

Ignês Tereza Peixoto de Paiva, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestrado em Educação pela mesma instituição. Atualmente, é professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, Cultura Escolar, Educação, Cultura, Identidade e Diversidade Cultural.

Downloads

Publicado

2013-04-23

Como Citar

RODRIGUES, R. A.; PAIVA, I. T. P. de; CATALÃO JÚNIOR, A. H. A prática construtiva de um projeto político-pedagógico junto a índios Sateré-Mawé, na Amazônia Central. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i2.0009. Muitas Vozes, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 271–285, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/3853. Acesso em: 19 abr. 2024.