Despojos da guerra, rastros de identidade: Alguns dilemas da literatura africana de expressão portuguesa pela voz de Tiara. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i1.0002

Autores

  • Naira de Almeida Nascimento

Palavras-chave:

Literaturas africanas em língua portuguesa. Filomena Embaló. Mia Couto. José Eduardo Agualusa.

Resumo

É objetivo do estudo refletir sobre alguns aspectos da recepção da literatura africana de expressão portuguesa, em especial no Brasil, e sobre algumas das suas condições da produção literária nos respectivos países, tendo como ponto de partida a representação da diáspora africana no romance Tiara (1999), da angolana naturalizada guineense Filomena Embaló. O artigo divide-se em três partes. A primeira contempla a análise do romance, pontuando a construção do enredo e de alguns personagens; a segunda investiga a inserção desse título na produção africana de língua portuguesa e tece considerações a respeito do mercado editorial nos principais centros urbanos lusófonos na África; enquanto a terceira parte levanta algumas hipóteses interpretativas para as variantes recepcionais, a partir de uma breve incursão pela produção romanesca dos dois autores em maior evidência no mercado editorial brasileiro: Mia Couto e José Eduardo Agualusa.

Downloads

Como Citar

NASCIMENTO, N. de A. Despojos da guerra, rastros de identidade: Alguns dilemas da literatura africana de expressão portuguesa pela voz de Tiara. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.1i1.0002. Muitas Vozes, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 29–47, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/3597. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Brasil/África, Literatura e Identidade