Francisco Sotero dos Reis e a escrita das histórias literárias no Brasil

Autores

  • Carlos Augusto de Melo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

História Literatura. Literaturas Portuguesa e Brasileira. Francisco Sotero dos Reis.

Resumo

Neste artigo, apresento algumas reflexões em torno do projeto de escrita das histórias literárias no Brasil do qual o maranhense Francisco Sotero dos Reis participou, na década de 1860, ao compor seu pioneiro Curso de literatura portuguesa e brasileira (1866-1873), cuja publicação reuniu, em cinco volumes, 103 lições proferidas nas aulas de Literatura do Instituto de Humanidades em São Luís do Maranhão. Demonstro que, nessa obra, Sotero dos Reis narrou duas histórias da literatura, a de Portugal e a do Brasil, à luz de novos códigos historiográficos, em voga no século XIX, os quais preconizavam as singularidades das nações, a visão orgânica dos períodos literários, as relações entre escritores/obras e contexto histórico, entre outros aspectos. Sob as influências dos métodos franceses, preferiu a leitura e a análise dos textos literários à escrita de resumos biobibliográficos. Por outro lado, percebo que essa conscientização histórica moderna não impediu o maranhense de ainda cultivar aspectos de sua formação clássica, como, por exemplo, o domínio das regras do conhecimento retórico-poético. Aponto, também, para os traços subjetivos da narrativa do professor Sotero dos Reis, marcas da individualidade da atividade do historiador. Vale dizer que adoto, neste artigo, um posicionamento teórico-metodológico com bases bibliográficas, a partir de estudos como os de Maria Eunice Moreira, de Circe Bittencourt, de Roberto Acízelo de Souza, e de outros pesquisadores da área. Por fim, espero que as discussões trazidas aqui para os leitores da revista Muitas Vozes oportunizem a necessária revisão das histórias literárias oitocentistas as quais contribuíram para a formação do pensamento literário brasileiro.

Biografia do Autor

Carlos Augusto de Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor de Literatura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem Mestrado e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

DE MELO, C. A. Francisco Sotero dos Reis e a escrita das histórias literárias no Brasil. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 556–570, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12583. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil