Histórias literárias nacionais: as limitações de uma perspectiva

Autores

  • Lourival da Silva Burlamaqui Neto Doutorando em teoria da literatura pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Palavras-chave:

Nação, Forma, História literária

Resumo

Este trabalho analisa a noção de literatura nacional, considerando-a uma perspectiva ordenadora, porém, sempre excludente. A limitação desse conceito advém de seu princípio configurador: a nação. Essa definição, surgida na virada do século XVIII para o XIX, projeta um olhar anacrônico sobre o passado, aproveitando-o na medida em que seus eventos prenunciavam a mentalidade nacional. Demonstra-se que essa mesma deficiência aparece nas histórias literárias nacionais. Essas, no afã de estruturar uma genealogia de obras que expressasse o sentimento de pertencimento a uma nação, desconsideravam as formas e categorias estéticas vigentes em outros contextos e sedimentavam uma significação, acentuando o teor documental dos textos. Assim, no primeiro tópico desse artigo, aproxima-se a totalidade identitária nacional das totalidades ontológicas e políticas presentes, respectivamente, na Grécia Homérica e nas monarquias políticas. No tópico seguinte, elencou-se as formas responsáveis pela materialização ficcional de cada uma dessas totalidades, associando-as com os gêneros vigentes em cada contexto. Na terceira seção apontou-se as limitações do conceito literatura nacional a partir de uma rápida análise da noção de sistema literário de Antonio Candido.

Biografia do Autor

Lourival da Silva Burlamaqui Neto, Doutorando em teoria da literatura pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Graduado em "Licenciatura Plena em Letras português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

BURLAMAQUI NETO, L. da S. Histórias literárias nacionais: as limitações de uma perspectiva. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 541–555, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12581. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil