José de Alencar e as cartas abertas a favor da escravidão: potencialidades e limites

Autores

Palavras-chave:

José de Alencar. Cartas abertas. Literatura. Escravidão.

Resumo

José de Alencar foi um literato e político que, além das obras literárias e críticas, escreveu cartas abertas e expôs a posição conservadora em relação à libertação dos escravos e a aversão ao governo de Dom Pedro II. O presente trabalho privilegiará as “Novas Cartas Políticas de Erasmo ao Imperador”, escritas entre 1867 e 1868 e publicadas, sob o pseudônimo de Erasmo, em folhetos semanais.  A carta, por ser um meio rápido, barato e eficiente de comunicação com o destinatário, garantia o interesse dos leitores. Buscar-se-á compreender as potencialidades e os limites das cartas abertas endereçadas ao Imperador Dom Pedro II e a caracterização desses escritos dentro dos estudos da Crítica epistolográfica (HAROUCHE-BOUZINAC, 2016), visto que as cartas possuem uma forma bastante diferenciada dentro dos seus próprios limites e é caracterizada pela instabilidade de sua forma e flexibilidade do seu uso. As cartas abertas abrem um campo de reflexão amplo em relação à expressão de um romancista sobre a sua visão do tempo e, por essa razão, elas serão estudadas no intuito de compreender algumas características do funcionamento desse tipo de mensagem.

Biografia do Autor

Erica Drumond Fontes Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atua nos seguintes temas: Romantismo, José de Alencar, estética da recepção, crítica textual e processo de construção. Atualmente, trabalha com Literatura e Redação no Ensino Médio em escolas da rede privada. 

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

SILVA, E. D. F. José de Alencar e as cartas abertas a favor da escravidão: potencialidades e limites. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 529–540, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12572. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil