A compreensão da literatura gótica na história da literatura brasileira e as bases para sua reavaliação

Autores

  • Sérgio Luiz Ferreira de Freitas Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

literatura gótica, literatura brasileira, prosa de ficção

Resumo

O presente artigo busca, em primeiro lugar, observar como a literatura gótica é compreendida nos livros História Concisa da Literatura Brasileira (1970) de Alfredo Bosi, e Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos (1962) de Antônio Candido. A partir desse levantamento, buscaremos compreender de forma mais abrangente o que é o fenômeno gótico na literatura a partir de algumas reflexões propostas a partir dos textos “The genesis of ‘Gothic’ fiction” (2002), de E. J. Clery, e “Estatutos do Sobrenatural na narrativa” (2001) de Francesco Orlando. Essas reflexões funcionarão como uma possível base para a reavaliação do lugar ocupado pela ficção gótica na literatura brasileira, a partir da exemplificação da presença desse tipo de literatura nas bibliotecas existentes no país no século XIX, assim como a indicação de possíveis variedades de obras nacionais que podem ser interpretadas sob o prisma da narrativa gótica.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Ferreira de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, onde desenvolve a tese História crítico-comparativa da Literatura Gótica produzida em língua portuguesa: Brasil e Portugal, da segunda metade do século XVIII até 1930, com bolsa CAPES e sob a orientação de Patrícia da Silva Cardoso. Possui mestrado em Letras concluído em 2017, também pela UFPR, com a dissertação Um oceano de máquinas: cidade e genialidade em Álvaro de Campos. 

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

FREITAS, S. L. F. de. A compreensão da literatura gótica na história da literatura brasileira e as bases para sua reavaliação. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 467–486, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12558. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil