Disjunção, dualismo e dialética: sobre a obra crítica literária brasileira e "Senhora", de José de Alencar

Autores

  • Camila Hespanhol Peruchi Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Crítica literária brasileira, Antonio Candido, Roberto Schwarz, Senhora.

Resumo

Este artigo se divide em duas partes. A primeira delas recupera criticamente o pensamento teórico central de Antonio Candido e Roberto Schwarz no que concerne a relação entre a experiência social e histórica brasileira e a especificidade da formalização estética da nossa literatura. Ao historicizar ambos os posicionamentos, torna-se possível identificar, neste profícuo diálogo entre duas gerações críticas, continuação, diferenças e rupturas. Feito isso, a segunda e principal parte deste trabalho analisa o romance Senhora, de José de Alencar. Trata-se de uma revisão de caso. Recorrendo à crítica de Schwarz, apresentamos uma hipótese de leitura que, sem abrir mão do pressuposto argumentativo do crítico, diverge da sua conclusão. A nossa hipótese é de que, diferentemente do que aponta o crítico, há um imbricamento entre a descrição da realidade brasileira e a formalização do enredo do romance. A conclusão é de que já há em Senhora o hibridismo brasileiro de pertencimento inacabado ao capitalismo, o que permite atribuir a este romance uma lógica de base que será observada pela crítica apenas na ficção brasileira posterior.

Biografia do Autor

Camila Hespanhol Peruchi, Universidade Estadual de Campinas

Camila Hespanhol Peruchi é doutoranda no Programa de Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação do Prof. Dr. Fabio Akcelrud Durão. É mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá na área de concentração Estudos Literários. Seus principais interesse são: crítica literária materialista e romance moderno.

Downloads

Publicado

2019-03-15

Como Citar

PERUCHI, C. H. Disjunção, dualismo e dialética: sobre a obra crítica literária brasileira e "Senhora", de José de Alencar. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 451–466, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12553. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História da literatura no Brasil