O Evangelho de Saramago e uma sobrevida terrena para Jesus Cristo

Autores

  • Juliana Prestes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Amanda Laís Jacobsen de Oliveira Universidade Federal do Paraná - UFSM

Palavras-chave:

José Saramago, Jesus Cristo, sobrevida, narrador.

Resumo

Este trabalho visa a investigar a obra O evangelho segundo Jesus Cristo (2005) em relação ao modo como José Saramago configura o narrador do seu romance e como a perspectiva desse narrador contribui para a figuração e sobrevida da personagem Jesus Cristo. Para isso, utilizaremos a teoria de Mikhail Bakhtin sobre o plurilinguismo, a de Ansgar Nünning acerca da focalização e perspectivas dentro do romance, a de Gérard Genette sobre os tipos de narradores e, principalmente, a de Carlos Reis sobre a sobrevida e figuração das personagens. Através desses pressupostos, percebemos que o narrador é ausente como personagem da história, mas que ele é a fonte que garante e organiza a narrativa, analisa e comenta tanto a história quanto o próprio discurso. Por meio disso temos uma nova leitura do protagonista – diferente de todas as tradicionalmente conhecidas até então, em especial aquelas advindas de dogmas religiosos – que alimenta a sobrevida da personagem. Desse modo, percebemos que o plurilinguismo configurado na obra ativa a sobrevida do protagonista.

Biografia do Autor

Juliana Prestes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Juliana Prestes de Oliveira é licenciada em Letras Português-Inglês pela UTFPR e mestra em Letras-Literatura pelo PPGLetras da UFSM. Atualmente cursa Licenciatura em Teatro na mesma instituição e atua como revisora pedagógica de materiais didáticos pelo NEaD CTISM.

Amanda Laís Jacobsen de Oliveira, Universidade Federal do Paraná - UFSM

Amanda L. Jacobsen de Oliveira é licenciada em Letras Português-Inglês pela UTFPR, e mestra em Letras-Literatura pelo PPGLetras da UFSM. Atualmente cursa o doutorado no PPGLetras da UFSM, sendo bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

PRESTES DE OLIVEIRA, J.; JACOBSEN DE OLIVEIRA, A. L. O Evangelho de Saramago e uma sobrevida terrena para Jesus Cristo. Muitas Vozes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 332–348, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/10539. Acesso em: 20 abr. 2024.