CONSIDERAÇÕES ACERCA DO MOVIMENTO A FAVOR DA INFÂNCIA NO BRASIL: FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i2.335341

Autores

  • Nájela Tavares Ujiie
  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i2.650

Palavras-chave:

Atendimento à infância. Contexto histórico. Políticas públicas.

Resumo

O presente artigo tem por prerrogativa abordar aspectos relativos à infância num contexto específico – final do séculoXIX e as três primeiras décadas do século XX – realizando algumas considerações a partir de uma pesquisa bibliográfica e discussões efetivadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI). Esse período é explicitado como importante por demarcar um movimento a favor da infância, uma vez quemuitos intelectuais da época buscavam alternativas de proteção à infância abandonada, desprotegida e explorada nas fábricas, no momento de industrialização no Brasil.Muitas discussões foram fomentadas pelos intelectuais em congressos e eventos promovidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), voltadas à formulação de propostas para melhoria da infância brasileira, já que esta era vista como promessa para o futuro e, para isso, necessitava ser preservada. No entanto, faz-se necessário refletir quais intencionalidades existem entremeadas a este movimento em favor da infância brasileira. É nessa direção que buscamos encaminhar este trabalho.

 

The present article discusses aspects related to childhood in a specific context – the end of the 19th century and the first three decades of the 20th century. To this end document research and discussions developed at Study Group and Childhood Education Research Group (GEPPEI) are considered. In that period there was a movement against child labor and many intellectuals from that time looked for alternative means to protect the abandoned, unprotected and explored children in factories during Brazil’s industrialization period. Agreat number of discussions were held by intellectuals in congresses and events promoted by Brazilian Association of Education (ABE). The discussions aimed at elaborating proposals to improve the quality of Brazilian childhood, which was seen as a promise for the future and that childhood needed to be preserved. However, it is necessary to consider the intentions behind this movement in favor of Brazilian childhood and this is the aim of the study we conducted.


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