A Importância da Família, Escola e Comunidade na Formação do Ethos no Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Paulino Eidt Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anderson Luiz Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i1.5573

Palavras-chave:

Comunidade, Escola, Educação, Família.

Resumo

Este artigo objetiva compreender a importância da família, escola e comunidade na constituição do ethos dos povos pré-capitalistas da Região Oeste de Santa Catarina e as transformações societárias decorrentes quando da ocupação do território, no início do século XX, pelos migrantes de descendência europeia. Sabe-se que o ethos se estabelece entre a família, a escola e a comunidade educadora como exigência universal no constituir o exercício da práxis no âmbito do trabalho, da cultura, da política e da convivência social. Trata-se de um estudo teórico sobre a relação dialógica estabelecida entre a família, escola e a comunidade dos povos indígenas e mais tarde de descendência europeia. Constatou-se que tanto os povos pré-capitalistas da região quanto os povos das frentes abrigaram um modus vivendi, sem a presença do Estado e mantiveram num modelo comunitário coeso, holístico e centrípeto. A partir da Segunda metade do Século XX, toda a mesorregião de Santa Catarina, passou sob a égide do controle do Estado. Por conseguinte, a presença estatal, o nacionalismo, a entrada mais agressiva do capitalismo destituiu aquele primeiro ethos, impondo relações sociais mais verticalizadas sem contudo, eliminar, na versão de Zygmunt Bauman, os paroquialismos e comunitarismos, que passam a ter novas formas.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Paulino Eidt, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP.  Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Filosofia pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina e da Celer Faculdades.

Downloads

Publicado

2015-03-24

Edição

Seção

Artigos