A TRANSFORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM VANTAGEM COMPETITIVA: O CASO DEPARTAMENTO DE TRÁFEGO DA VIAÇÃO SANTANA IAPÓ

Autores

  • Balduir Carletto
  • Antonio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Hélio Gomes de Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v14i1.555

Palavras-chave:

gestão, conhecimento, impactos, produtividade, competitividade

Resumo

O presente artigo aborda a questão da gestão do conhecimento na organização. Seu objetivo foi o de identificar os impactos trazidos pela transferência do conhecimento entre os funcionários do Departamento de Tráfego da Viação Santana Iapó. A metodologia utilizada foi o estudo de caso realizado junto a 145 motoristas, sendo os dados levantados através do acompanhamento dos treinamentos realizados e da análise de relatórios estatísticos obtidos junto à Coordenação da Qualidade no período de janeiro/2004 a junho/2004. A análise dos dados identifica que os principais impactos ocorreram no grau de envolvimento dos colaboradores, aumento da motivação, da conectividade, do estímulo às potencialidades, na criação de condições próprias ao aprendizado e nas trocas de informações. Observou-se também uma redução de 7,2% no consumo de combustível, 9% em lubrificantes, 14,3% nos gastos com aquisição de peças de reposição. Com relação ao número de acidentes, registrouse uma redução de 55% e o desempenho km/lt passou de 3,1 para 3,2 km/lt. O mundo globalizado e altamente competitivo exige da organização que incentivemos o pensamento criativo e que compartilhemos internamente as informações, saberes e experiências, reconhecendo e protegendo o capital intelectual, de forma a valorizar o conhecimento como fator fundamental para a obtenção do sucesso.

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