A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Danillo Leal Belmonte Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Luciano Scandelari Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Antonio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i2.552

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, conhecimento, pequenas e médias empresas

Resumo

As organizações utilizam a gestão do conhecimento como recurso estratégico. A informação e o conhecimento possuem valores elevados e representam poder para quem os possui. Estão presentes em todas as atividades existentes em qualquer organização. Este artigo tem por objetivo mostrar a gestão do conhecimento nas empresas do Brasil, contextualizando-a no cenário nacional e exemplificando-a nas pequenas e médias empresas. Através de uma revisão de literatura, foi abordado o conceito de gestão do conhecimento bem como sua evolução e a realidade nas pequenas e médias empresas nacionais. Nota-se que as organizações brasileiras estão percebendo a importância da gestão do conhecimento devido à sua relevância na vantagem competitiva e, com isso, ela está sendo encarada como prática para a diferenciação e sobrevivência da organização ao longo dos próximos anos.

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