A INFLUÊNCIA DE TRAÇOS DA CULTURA BRASILEIRA SOBRE A COMUNICAÇÃO INTRA E INTERCULTURAL NO SETOR AUTOMOTIVO DO PARANÁ

Autores

  • Carolina Scalise Taques Fonseca Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Belmiro Valverde Jobim Castor Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i2.546

Palavras-chave:

cultura, diversidade cultural, traços culturais brasileiros, processo de comunicação

Resumo

O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual a cultura brasileira influencia a atividade de comunicação entre gerentes (tanto brasileiros quanto estrangeiros) e seus subordinados brasileiros, em multinacionais do setor automotivo do Estado do Paraná. A influência da cultura brasileira foi analisada com base em seus traços mais característicos: a receptividade ao estrangeiro, a orientação para o curto prazo, a aversão à sistematização do trabalho, o protecionismo, a aversão à incerteza, o individualismo, a valorização das relações, o formalismo, “o jeitinho” e o personalismo. O delineamento de pesquisa utilizado foi o estudo comparativo de casos, tendo os dados sido coletados por meio de fontes primárias (questionários, entrevistas em profundidade e observações não-participantes e não-sistemáticas) e secundárias (documentos institucionais). Neste sentido, foram empregados, para a análise dos dados, procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando métodos de análise de conteúdo e documental. Os dados coletados permitiram conhecer as características do processo de comunicação nas organizações estudadas, identificar os traços que nelas estão mais presentes e apontar aqueles que facilitam ou dificultam a atividade gerencial.

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