LEARNING ORGANIZATIONS: UM DIAGNÓSTICO DE UTILIZAÇÃO

Autores

  • Ivanilde Scussiatto Eyng Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Liliane Corrêa Machado
  • Dálcio Roberto dos Reis Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Antonio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i2.542

Palavras-chave:

learning organization, gestores de tecnologia, gestão conhecimento

Resumo

O presente estudo tem por objetivo diagnosticar a utilização das disciplinas propostas por Peter Senge em um grupo de empresas, procurando identificar se existe ambiente propício à aprendizagem e se as mesmas podem ser enquadradas ou não, como “Organizações que aprendem” (Learning Organizations). Foram coletados dados através de questionário aplicado à gerentes, supervisores e proprietários de empresas da Região de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, nos quais se buscou identificar a presença das cinco disciplinas que para Peter Senge são: o pensamento sistêmico, a capacidade individual, os modelos mentais, a visão compartilhada e a aprendizado em equipe. Os resultados obtidos demonstram que as empresas podem ser caracterizadas como em processo de aprendizagem. Por fim, o artigo procura alertar para as ferramentas de aprendizagem que, se efetivamente incorporadas às empresas, poderão proporcionar ganhos no desempenho.

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