A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: ATORES E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO RURAL

Autores

  • Terezinha Sandri
  • Maria Antonia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.534

Palavras-chave:

educação, parceria, atores sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento das organizações sociais e programas governamentais presentes no meio rural paranaense. São atores sociais e programas que objetivam desenvolver processos educativos e assistência técnica orientada para os pequenos proprietários. Parte-se da discussão sobre o processo de construção democrática, em especial a década de 1990, quando as práticas sociais com características democráticas são intencionadas, ampliadas e experimentadas pelas organizações sociais. Os movimentos sociais e ONGs impulsionam atividades vinculadas ao meio rural. Discute-se a ampliação do espaço público e a parceria como a possibilidade de encontros entre atores sociais diferentes, porém com objetivos em comum. Constata-se, através de análise documental e entrevistas, que o desafio central percorrido pelas organizações e programas governamentais é o desenvolvimento rural, através de processos educativos formais ou não-formais. As temáticas que percorrem este trabalho são: Sociedade Civil e Estado, processo de democratização, espaço público, parcerias e educação no meio rural.

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