ENVOLVIMENTO DE MULHERES COM ENTORPECENTES: FREQUÊNCIAS TEMPORAIS E IMPLICAÇÕES SOCIAIS. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0004

Autores

  • Maria das Graças Rocha de Souza Affonso Instituto de Análises Forenses-IGP/SC
  • Walterley Barcelos Instituto de Análises Forenses-IGP/SC
  • Douglas Bittencourt Unidade de Pronto Atendimento de Biguaçu/Santa Catarina
  • Heury Ferreira Yalo Consultoria Científica e Estatística
  • Alvorita Leite Bittencourt Instituto de Análises Forenses do IGP/Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.5303

Palavras-chave:

Cocaína, Maconha, Mulheres, Tráfico de Drogas, Entorpecentes, Substâncias Pasicotrópicas

Resumo

Avaliou-se o envolvimento de mulheres com o tráfico e/ou o uso de cocaínae maconha em apreensões ocorridas entre 2005 e 2010 em Santa Catarina,Brasil. Utilizaram-se os dados totais do estado, cadastrados no Instituto de Análises Forenses, correspondentes às apreensões de cocaína, maconha ecocaína+maconha em posse só de mulheres ou simultaneamente com homens. Nas regiões da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí os resultados mostraramseinteressantes. Em 2005, na Grande Florianópolis, havia o predomínio deapreensões de maconha, que reverteu-se para cocaína em 2008 e retornou paramaconha em 2010. Na região do Vale do Itajaí, houve uma evolução constantedas apreensões de cocaína, com aumento escalonado de 307% em 2010. Asapreensões de maconha e cocaína+maconha, foram maiores no Vale do Itajaí,região Sul e Grande Florianópolis. Observou-se o predomínio da participaçãode mulheres com o tráfico e/ou o uso de cocaína em cinco das seis regiões deSanta Catarina, demonstrando a necessidade de políticas sociais fortes para frearesse crescimento. O trabalho discute a problemática social do uso/tráfico deentorpecentes por mulheres.

Biografia do Autor

Maria das Graças Rocha de Souza Affonso, Instituto de Análises Forenses-IGP/SC

Perita Criminal Bioquímica do Instituto de Análises Forenses de Florianópolis, pertencente ao Instituto Geral de Perícias de SC. Mestrado em Farmacologia do Sistema Nervoso Central, pela Universidade Federal de Santa Catarina, com término em 1997.Doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo, com término em 2002.Trabalha na área forense, no Setor de Química Forense, com análises de maconha e cocaína "in natura", apreendidas pelas Polícias Civil e Militar do Estado de Santa Catarina.Tem experiência em análises de Dosagem Alcoólica, utilizando o equipamento Cromatógrafo à gás, com detector de ionização de chama, acoplado ao Headspace.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Edição

Seção

Artigos