O NARRADOR LITERÁRIO, A HISTÓRIA ARGENTINA E AS VIDAS DO GENERAL PERÓN. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.00010

Autores

  • André Luis Mitidieri UESC
  • Flávia Dantas Rodrigues UESC
  • Letícia Batista Guimarães UESC

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.4813

Palavras-chave:

Biografia, História argentina, Las vidas del General, Narrativa literária, Tomás Eloy Martínez

Resumo

No presente trabalho, consideramos Las vidas del general, recompilação de artigos do jornalista e escritor argentino Tomás Eloy Martínez (2004), buscando analisar as relações entre biografia, história e narrativa. Os textos aqui abordados, que integram essa edição, “Días de exilio en Madrid” (p. 171-178), “Ascenso, triunfo, decadencia y derrota de José López Rega” (p. 179-188), “El miedo de los Argentinos” (p. 189-208) e “Perón y los nazis” (p. 209-238) fornecem un panorama das décadas durante as quais a Argentina se fez marcar pelo populismo e pelo autoritarismo (1940-1980). Além disso, nesses artigos, as intersecções com o gênero biográfico ou com narrativas de aspecto biográfico juntam-se à voz autobiográfica de Martínez. Dessa maneira, ao apresentar Perón em suas memórias e em estilhaços biográficos, o autor transita entre a historiografia e a narrativa literária, viabilizando dois modos de representar a Argentina: o silêncio da história e o desejo da fazer a história.

Biografia do Autor

André Luis Mitidieri, UESC

Professor do Curso de Letras/Português-Espanhol da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia). Docente efetivo no Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Linguagens e Representações – nessa instituição. Docente-colaborador no Mestrado em Literatura Comparada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW).

Flávia Dantas Rodrigues, UESC

Graduada em Letras/Português-Espanhol, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia). Bolsista do Programa de Iniciação científica da UESC, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Discente no PPGL da UESC: Mestrado em Linguagens e Representações.

Letícia Batista Guimarães, UESC

Graduada em Letras/Português-Espanhol, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia). Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UESC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Downloads

Publicado

2013-09-13

Edição

Seção

Artigos